consultoria@artsevencontabilidade.com.br

Departamento Contábil

O Departamento Contábil tem como objetivo elaborar as demonstrações contábeis de sua empresa. Estas são de suma importância, tanto pela exigência legal quanto para a tomada de decisões.

Em linhas gerais, o Departamento Contábil é um órgão vital em uma empresa, pois é ele que vai administrar as finanças e realizar todas as tarefas que envolvem seu dinheiro. Entre as tarefas, estão:

Balancetes Periódicos
Os balancetes periódicos são levantados à medida da necessidade de cada empresa. A grande maioria das empresas tem por obrigatoriedade o levantamento de Balanço Patrimonial anual, que é resultado do balancete.

Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial faz parte das obrigações da empresa, devendo ser finalizado por períodos que irão depender de seu regime de tributação e também da necessidade de cada cliente. É composto por ativo, passivo e patrimônio líquido e tem por objetivo mostrar a situação econômico-financeira da empresa na data de seu encerramento.

Demonstração do Resultado do Exercício
Medir quando a empresa chegou a determinado resultado, seja lucro ou prejuízo. Mensurar receita bruta, custo da atividade, receita líquida, despesas administrativas, despesas operacionais, lucro antes dos impostos (IRPJ e CSLL) e, por último o lucro líquido ou prejuízo.

Controle do Ativo Imobilizado
Controlar os bens que compõe o ativo permanente na contabilidade, além de controlar sua depreciação, escriturando-os adequadamente.

Fluxo de Caixa
Demonstração contábil útil para a projeção futura do comportamento do caixa da empresa, sendo possível fazer planejamentos ou alterar metas e procedimentos para melhor desenvolvimento do negócio.

SPED Contábil
O SPED Contábil ou ECD (Escrituração Contábil Digital) é um sistema público de informações da Receita Federal criado para as empresas escriturarem seus livros diretamente nos computadores daquele órgão, com a possibilidade de futuramente algumas obrigações acessórias não serem mais exigidas, assim como os livros contábeis impressos. São obrigadas à entrega do SPED Contábil empresas enquadradas no Lucro Real e no Lucro Presumido (esta última para empresas que distribuam lucros aos sócios além da parcela isenta).

POSSUI ALGUMA DÚVIDA OU PRECISA DE AJUDA?

Deixe o seu contato, nós ligamos para você!