consultoria@artsevencontabilidade.com.br

Como avaliar os relatórios contábeis de sua empresa no fim de ano?

Como avaliar os relatórios contábeis de sua empresa no fim de ano?

Muitos dos documentos importantes de uma empresa, são determinados no período final do ano. Dezembro traz muitas obrigações, que são fundamentais para o funcionamento de qualquer empreendimento, seja de uma maneira analítica ou, até mesmo, burocrática.

Isso acontece porque o final do ano representa o encerramento do período de trabalho. Logo, esse é o momento ideal para avaliar como foi o andamento da empresa, de modo a determinar quais são os pontos de melhoria e quais foram os mais bem-sucedidos.

Entretanto, a principal vantagem de ter esses relatórios anuais em mãos, vai além de apenas analisar as cifras finais e determinar se o ano encerra em déficit ou superávit. Os números, nesse caso, são apenas representações lineares do que ocorreu no período. Por isso, é importante compreender o que eles significam, dentro do cenário global de seu empreendimento.

Sendo assim, é preciso avaliar esses relatórios com olhos mais direcionados. Veja, agora, quais são os pontos que você precisa analisar e, principalmente, o que eles significam para o planejamento do próximo ano.

Vamos lá!

O que é um relatório contábil?

Perceba que, quando nos referimos aos documentos que geram base operacional, dizemos “relatório contábil”. Isso porque, é uma compilação com os demonstrativos financeiros de sua empresa. Logo, é documento completo, que te ajudará a compreender diversas das movimentações, por meio da compreensão de todos os seus elementos.

O que compõe um relatório contábil é:

  • Balanço patrimonial: listagem de todas as entradas e saídas do período;
  • Demonstração de resultado do período: que mostra qual é a real taxa de lucratividade e prejuízo em cada uma das operações da empresa;
  • Demonstração de lucros e prejuízos acumulados: que determina quais áreas geraram mudanças no patrimônio e como ele foi aplicado.

Além desses, que são considerados obrigatórios, também é importante utilizar o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balancete de Verificação. Avaliando esses elementos, você será capaz de compreender quão rígida é a estrutura financeira de sua empresa. Consequentemente, poderá traçar os planos para o próximo ano de modo mais estratégico.

O que você precisa avaliar no seu relatório contábil?

Se você tem um documento completo em mãos, logo terá a oportunidade de avalia-lo de modo global. Sendo assim, procure, em seu relatório contábil, encontrar quais são os pontos mais rentáveis de sua empresa, bem como os que mais te trazem prejuízo. Após, busque descobrir o porquê disso. Assim, você terá bases para mudar o que precisa ou aumentar investimentos.

Veja só:

Receita final

Mesmo que a análise do relatório contábil te dê bases para avaliar situações que vão além dos ganhos, em si, ainda assim essa é uma das principais maneiras de determinar se o seu período foi bom ou ruim. Afinal, a receita obtida é uma forma de demonstrar se você está trabalhando de modo correto.

Fechar o ano com a receita favorável, significa que seus ganhos foram maiores que as perdas. Já se não foi tão bom assim, passe ao próximo passo e veja o motivo de não ter tido um desempenho tão bom.

Análise de equipe

Avaliando os setores que mais te trazem prejuízos ou lucratividades, você poderá compreender como está o trabalho de cada uma dessas equipes. Se necessário, invista em recursos humanos.

Crescimento estratégico

Nada te dará maior embasamento para as próximas ações, do que o resultado das ações atuais. A análise do relatório contábil te permite compreender como está o seu posicionamento no mercado. Assim, você consegue melhorar a sua estratégia para o próximo ano, definindo as suas novas ações e investindo no planejamento financeiro.

Aproveite o seu relatório contábil para encontrar pontos de crescimento. Assim, você poderá aumentar ainda mais a sua participação no mercado. Consequentemente, lucrar ainda mais!