Muitos dos documentos importantes de uma empresa, são determinados no período final do ano. Dezembro traz muitas obrigações, que são fundamentais para o funcionamento de qualquer empreendimento, seja de uma maneira analítica ou, até mesmo, burocrática.
Isso acontece porque o final do ano representa o encerramento do período de trabalho. Logo, esse é o momento ideal para avaliar como foi o andamento da empresa, de modo a determinar quais são os pontos de melhoria e quais foram os mais bem-sucedidos.
Entretanto, a principal vantagem de ter esses relatórios anuais em mãos, vai além de apenas analisar as cifras finais e determinar se o ano encerra em déficit ou superávit. Os números, nesse caso, são apenas representações lineares do que ocorreu no período. Por isso, é importante compreender o que eles significam, dentro do cenário global de seu empreendimento.
Sendo assim, é preciso avaliar esses relatórios com olhos mais direcionados. Veja, agora, quais são os pontos que você precisa analisar e, principalmente, o que eles significam para o planejamento do próximo ano.
Vamos lá!
O que é um relatório contábil?
Perceba que, quando nos referimos aos documentos que geram base operacional, dizemos “relatório contábil”. Isso porque, é uma compilação com os demonstrativos financeiros de sua empresa. Logo, é documento completo, que te ajudará a compreender diversas das movimentações, por meio da compreensão de todos os seus elementos.
O que compõe um relatório contábil é:
- Balanço patrimonial: listagem de todas as entradas e saídas do período;
- Demonstração de resultado do período: que mostra qual é a real taxa de lucratividade e prejuízo em cada uma das operações da empresa;
- Demonstração de lucros e prejuízos acumulados: que determina quais áreas geraram mudanças no patrimônio e como ele foi aplicado.
Além desses, que são considerados obrigatórios, também é importante utilizar o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balancete de Verificação. Avaliando esses elementos, você será capaz de compreender quão rígida é a estrutura financeira de sua empresa. Consequentemente, poderá traçar os planos para o próximo ano de modo mais estratégico.
O que você precisa avaliar no seu relatório contábil?
Se você tem um documento completo em mãos, logo terá a oportunidade de avalia-lo de modo global. Sendo assim, procure, em seu relatório contábil, encontrar quais são os pontos mais rentáveis de sua empresa, bem como os que mais te trazem prejuízo. Após, busque descobrir o porquê disso. Assim, você terá bases para mudar o que precisa ou aumentar investimentos.
Veja só:
Receita final
Mesmo que a análise do relatório contábil te dê bases para avaliar situações que vão além dos ganhos, em si, ainda assim essa é uma das principais maneiras de determinar se o seu período foi bom ou ruim. Afinal, a receita obtida é uma forma de demonstrar se você está trabalhando de modo correto.
Fechar o ano com a receita favorável, significa que seus ganhos foram maiores que as perdas. Já se não foi tão bom assim, passe ao próximo passo e veja o motivo de não ter tido um desempenho tão bom.
Análise de equipe
Avaliando os setores que mais te trazem prejuízos ou lucratividades, você poderá compreender como está o trabalho de cada uma dessas equipes. Se necessário, invista em recursos humanos.
Crescimento estratégico
Nada te dará maior embasamento para as próximas ações, do que o resultado das ações atuais. A análise do relatório contábil te permite compreender como está o seu posicionamento no mercado. Assim, você consegue melhorar a sua estratégia para o próximo ano, definindo as suas novas ações e investindo no planejamento financeiro.
Aproveite o seu relatório contábil para encontrar pontos de crescimento. Assim, você poderá aumentar ainda mais a sua participação no mercado. Consequentemente, lucrar ainda mais!