consultoria@artsevencontabilidade.com.br

Como o Contador pode te ajudar com as despesas de fim de ano?

Como o Contador pode te ajudar com as despesas de fim de ano?

Fim de ano já chegou e, com ele, todas as obrigações burocráticas que o período traz para uma empresa. Inventários, balanços, folhas de pagamento de décimo terceiro, análise de férias… São tantas as competências, que fica fácil se enrolar todo. Entretanto, isso não deve acontecer.

Começar um ano trazendo acúmulo de funções é uma tarefa arriscada. Além disso, algumas dessas burocracias não podem ser transferidas de um ano para outro. Por isso, é muito comum que as empresas trabalhem até altas horas nesse período do ano, para poder resolver todas as pendências a tempo.

Esse é o momento em que o seu contador mais pode te ajudar. Afinal, com a sua visão global do organismo financeiro de sua empresa, ele terá uma objetividade maior na resolução das despesas de final de ano. E isso faz com que outros setores também sejam avaliados.

Quer ver como? Então, acompanhe a leitura!

Balanços e demonstrativos do período

Toda empresa precisa de uma avaliação de suas entradas e saídas. A nível imediato, essas avaliações precisam considerar os ganhos pontuais da empresa. No entanto, no final de ano, é fundamental que seja feita uma análise mais apurada, de todo o período passado.

O contador tem a função de compilar esses dados, criando um demonstrativo completo. Com isso, ele dá o resultado do período, que irá determinar o sucesso das finanças da empresa, além de também contribuir para o planejamento estratégico da mesma. Por último, também gera as informações pertinentes à Receita Federal.

Avaliação do desempenho dos departamentos

Analisando o balanço da empresa no período, o contador tem a capacidade de avaliar se os departamentos da empresa estão operando com déficit. Nesse caso, é possível encontrar quais são os pontos onde está havendo dificuldade, para saná-los. Avaliações desse tipo costumam aumentar a produtividade, gerando redução de custos e aumento nos ganhos.

Décimo terceiro

O décimo terceiro é um pagamento pontual, feito apenas no final do ano. Isso poderia nos levar a pensar que, por seu caráter único, é algo que não dá tanto trabalho assim. Ledo engano. O pagamento do décimo terceiro salário pode ser uma pedra no seu sapato. Isso porque, ele é feito em duas parcelas.

Logo, há movimentação de saída de dinheiro sendo feita duas vezes de sua conta. Portanto, por duas vezes você precisará se atentar ao pagamento, executar rotinas bancárias e, efetivamente, saldar sua competência com seus funcionários. A movimentação aumenta pela empresa e será infinitamente mais seguro deixar essa função ao seu contador.

Desenvolvimento da estratégia para o próximo ano

Citamos algumas vezes a relação entre o contador e o planejamento estratégico, como você notou. Afinal, essa é uma parceria que sempre rende bons frutos. Vamos explicar melhor o porquê.

O contador é a pessoa que tem uma visão global do funcionamento de sua empresa, através de um olhar numérico. Por isso, ele é capaz de determinar quais setores tiveram produtividade positiva e quais estão precisando de ajustes. Isso, em nível interno. Já em nível externo, ele consegue avaliar o impacto que a sua empresa está gerando no mercado, por meio da análise dos ganhos que você tem obtido.

Logo, você concorda que o contador olha para a sua empresa e consegue definir como minimizar custos e maximizar ganhos? Exatamente. O contador é uma peça fundamental no desenvolvimento dos seus planos para o próximo ano.

Para tanto, sempre repasse as informações ao seu contador. Além disso, é importante auxiliá-lo nesse período do ano, onde há tantas obrigações de prazo curto. Não esqueça de enviar todos os seus documentos, de modo a facilitar o seu trabalho. Assim, você garante uma atenção mais direcionada à sua empresa!