Como o contador pode te ajudar com sua empresa digital?

Com a falta de emprego assolando o Brasil, muita gente encontrou nesse momento a oportunidade de empreender. Assim, surgiram muitas empresas novas, principalmente no segmento online. Porque, pela lógica, se torna mais simples e menos oneroso trabalhar pela internet, do que abrir um estabelecimento físico.

Entretanto, falta a informação de que, para esse tipo de negócio, também é necessário estar dentro das regras e regulamentações propostas, tal qual em um empreendimento físico. Afinal, se há fluxo de dinheiro e trocas comerciais (compra e venda de produtos), consequentemente é necessário recolher impostos e tributos.

Sendo assim, a necessidade de uma análise fiscal e tributária sobre o seu trabalho se torna fundamental. Por menor que seja o seu negócio – e mesmo que a sua intenção seja a de complementar a renda – ainda assim é indispensável a presença de um contador para a sua empresa.

Indo além da questão de legalização, o contador também pode te ajudar com a receita da empresa. Afinal, ele é especialista em organizar o fluxo de caixa e te orientar nas melhores práticas de mercado.

Veja mais algumas atuações do contador na sua empresa digital, que podem aumentar a sua produtividade e gerar ainda mais lucro.

A importância da contabilidade digital

Quando pensamos em empresas que trabalham no segmento online, a primeira questão que nos perpassa é a presença constante e massiva na rede. Afinal, diferente das lojas físicas, que tem horário de funcionamento rígido, as lojas online continuam trabalhando a todo tempo. Sem nenhum exagero, empresas digitais tem uma rotina de 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Portanto, fiscalizar e analisar as entradas e saídas pode ser uma tarefa complexa – e árdua. Principalmente, para pessoas que não tem profundo conhecimento sobre as áreas da contabilidade. Entretanto, esse setor também se reformulou, a fim de colaborar com esse dinamismo que o varejo online propõe.

Contadores especialistas em contabilidade online são responsáveis por agregar a tecnologia aos âmbitos gerais dos processos contábeis, garantindo que a empresa não sofra baixas pela falta de regulamentação. Além disso, também melhora a relação com o cliente final. Pois, empresas que trabalham em consonância com a Receita Federal, são empresas seguras e que não lesam o seu consumidor.

Rápida troca de informações

Que a tecnologia otimiza o tempo, isso nós já sabemos. No entanto, quando pensamos em análises contábeis, a tecnologia passa a ser uma grande aliada. Empresas online, via de regra, são adeptas de sistemas de gestão mais eficientes, que agregam a função do contador e melhoram a troca de informações.

Com isso, a resposta para questionamentos e as análises sobre o trabalho da empresa se tornam ainda mais rápidas. Tudo porque, a tecnologia que envolve a troca de dados, pesquisas sobre faturamento e consultas aos modelos básicos da gestão, estão, literalmente, ao alcance de um clique.

A facilidade na gestão se transforma em atendimento de maior qualidade

Considerando que a atuação do contador é mais dinâmica, automaticamente há de se esperar que a resposta dele aos questionamentos do seu cliente será mais rápida. E é exatamente isso que acontece! Quando o contador está alinhado aos documentos da empresa, sua ação se otimiza.

Consequentemente, há menos chance de cair em erros básicos que envolvem o cotidiano da empresa. Lembre-se: empreendimentos digitais são, acima de tudo, rápidos. Se a troca de informações com o cliente final deve ser dinâmica, com o contador também. E é ele quem te orientará nas melhores práticas e atuações. Com isso, você aumenta a sua produtividade.

Uma última vantagem a ser citada – e uma das mais importantes também – é a redução de custos com translado de documentos e, efetivamente, com a utilização de papeis. A atuação online do contador, além de gerar resultados mais rápidos e expressivos, também te permite diminuir os gastos com impressão.

Se você está animado com a sua empresa online e deseja otimizar os seus resultados, considere a contratação de um contador digital. Entre em contato com a ArtSeven Contabilidade e tire todas as suas dúvidas!

Deixar um Comentário