Como ter lucratividade empresarial

A lucratividade empresarial é fundamental para a sobrevivência de seu negócio. Pois é a partir dela que a empresa tem condições de continuar a atuar no mercado, tendo participações ativa na sociedade com contribuições significativas. Ou seja, ter lucro é fundamental para a marca.

O rendimento pode ser instável e você como gestor ou empreendedor, pode não saber como aumentar o seu ganho. Por isso a necessidade de uma boa contabilidade estratégica para fortalecer e a sua marca, para assim, obter lucratividade empresarial.

 

Pontos chaves para ter lucratividade empresarial

 

De onde vem a lucratividade empresarial do seu negócio

 

A lucratividade empresarial trata-se de um indicador de desempenho das vendas do seu negócio.

 

Esse indicador vai apontar quais as operações do seu negócio estão sendo empregadas a título de receita, sendo que para ter lucro é preciso ter vendas e as contas estar em dia, com os gastos e as despesas, para assim, sobrar saldo positivo em caixa, podendo ser para investir no negócio ou desenvolver ações de endomarketing.

 

 

Como é obtida a sua lucratividade empresarial

 

Ela é atingida a partir da apuração de um valor em percentual, que envolve o lucro líquido, ele é a dedução de despesas e custos abatidos da receita bruta, com base no valor das vendas, para assim, ter lucratividade empresarial.

O cálculo para isso é da seguinte forma:

Lucratividade = Lucro liquido / receita bruta * 100

 

Lucro empresarial e overhead

 

O termo pode parecer estranho e muitas pessoas podem não saber o que significa, mas o overhead trata-se na verdade da taxa administrativa central. Ou seja, é necessário inseri-la no custo total de um orçamento. Ela também serve para subsidiar os gastos administrativos.

Muitos negócios tem uma boa venda, mas acabam não tendo lucro como o esperado, sendo que na verdade sempre falta colocar percentuais nesses resultados para dar maior informação de onde está o problema, dessa forma, não se tem a lucratividade empresarial esperada anteriormente. Por isso, é importante o auxílio de uma assessoria contábil para o seu negócio.

 

 

Contabilidade experiente para obter lucratividade empresarial

 

A contabilidade pode fazer muito mais do que imagina-se, ela pode avaliar de forma precisa o fluxo de caixa e pontuar os erros, ter um acompanhamento do reflexo de todos os investimentos agregado de valor, aqueles que não estão sendo rentáveis e quais causam prejuízo ao negócio.

Um fator muito importante é poder mensurar os resultados pelos projetos desenvolvidos e pela organização. Para assim, gerar um comparativo entre os valores de tempo dos fluxos de caixa e gerar lucratividade empresarial.

Além de ajudar a precificar melhor as ofertas e gerar maior compreensão no lucro do negócio.

 

 

O que é ROA na lucratividade empresarial

 

Traduzido do inglês o ROA é a mensuração de índice de lucratividade empresarial, ele mostra como os ativos estão sendo rentáveis para o negócio.

Sendo um excelente indicador que mostra o nível de competência para adquirir ganhos a marca. A contabilidade é fundamental para o seu empreendimento tenha sempre ela em dia.

 

Gostou de nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais noticiais do mundo contábil.

 

Qual o capital para abrir uma LTDA

Guia de apertura de empresas

Deixar um Comentário