Concessão de crédito: como fazer essa solicitação?

A concessão de crédito acontece quando uma instituição financeira faz a análise e a aprovação para dar crédito a uma pessoa física ou jurídica. Porém, nem sempre esse processo é fácil para o solicitante, por isso, é importante buscar o auxílio de um contador.

Nesse caso, o papel do contador é o de fazer uma primeira avaliação e determinar se seu cliente tem realmente chances de conseguir o crédito. É claro que cada instituição financeira tem seus próprios critérios para tomar essa decisão, porém, você, contador, pode ajudar bastante os seus clientes. Entenda mais a seguir.

Como funciona a concessão de crédito?

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona a análise e concessão de crédito. O primeiro passo, feito pelos analistas de crédito da instituição financeira, é verificar a coerência da solicitação e buscar determinar se o solicitante poderá pagar a dívida.

A isso chamamos de análise de risco, já que a instituição vai estudar a possibilidade de conceder o crédito, quanto poderá conceder e, no caso das empresas, se seu faturamento e lucro são suficientes para quitar a dívida no futuro.

O empréstimo para pessoa jurídica passa por um processo diferente do de pessoa física. Basicamente, as instituições querem saber se a empresa solicitante possui um bom histórico financeiro através da análise de seus dados.

Por esse motivo é tão importante que o contador, certifique-se de separar todos os documentos da empresa do seu cliente que possam comprovar que ele possui um histórico financeiro confiável e que terá condições de pagar sua dívida.

Mais sobre a concessão de crédito

O processo de solicitar crédito não é incomum para empresas, especialmente aquelas que desejam expandir seu negócio. Porém, é preciso que haja um bom planejamento para decidir, solicitar e se organizar para garantir as melhores chances.

Identifique a necessidade do crédito

Primeiramente, é papel do contador se certificar que seu cliente está tomando a decisão certa. Por isso, é preciso que vocês discutam a real necessidade de solicitar este crédito e qual será sua finalidade.

Afinal, para assumir uma dívida como essa, é importante que haja um bom retorno do investimento, nem que seja a longo prazo. Coloque na ponta do lápis o objetivo que quer atingir e quanto será preciso investir para chegar lá sem comprometer as finanças da empresa durante o quitamento da dívida.

Reúna a documentação

Após decidir quanto será solicitado e para qual finalidade, é preciso reunir o máximo de documentos possível que comprovem que a empresa solicitante do crédito terá condições de honrar com seus compromissos.

Como vimos anteriormente, a análise de crédito pode ser bem exigente para evitar inadimplência. Sendo assim, você precisa ser capaz de comprovar sua lucratividade, além de mostrar para a instituição que possui um bom histórico financeiro.

Desenvolva o plano de negócios

Além de comprovar a situação financeira, também é interessante apresentar para a instituição financeira um plano de negócios. Nele, é preciso constar um estudo de viabilidade do projeto, mostrando como o investimento poderá dar retorno.

Essa é uma forma de assegurar para a instituição financeira como o crédito empresarial será utilizado e passar mais confiança de que a dívida será quitada sem nenhum problema.

Faça a solicitação de crédito

Com todos os documentos necessários em mãos, é chegada a hora de solicitar o crédito. Porém, é preciso escolher a instituição financeira que oferece as melhores condições.

Sendo assim, é recomendado fazer uma pesquisa e estudar qual instituição é a mais ideal para fazer o financiamento de pessoa jurídica, segundo o seu objetivo e o tipo de negócio. Depois disso, basta fazer a solicitação e aguardar a análise.

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