Contabilidade em dia: por que devo me preocupar?

Dos velhos pergaminhos à moderna contabilidade online, passando pelas pilhas de livros e papéis, uma boa gestão contábil sempre esteve relacionada à economia e ao sucesso de diferentes tipos de negócios.

E, justamente por essa característica, manter a contabilidade em dia significa muitos benefícios para uma empresa. Além de promover a maior durabilidade de um negócio, a contabilidade em dia oferecer ainda mais vantagens. Entre elas:

Manter o controle financeiro e econômico

Não importa o tamanho da sua empresa. O controle dos recebimentos e pagamentos é imprescindível para a sua sustentabilidade. Afinal, quando se tem um negócio, o objetivo é ter lucro. Qualquer pequeno deslize pode comprometer o resultado final.

Fundamental para se evitar prejuízos na hora da venda, calcular o custo correto da mercadoria vendida, ou mesmo do serviço ofertado, só é possível quando se tem todos os registros financeiros em dia.  Sem esse controle, você pode vender e ter perdas devido ao valor que está cobrando.

Saber onde e como se gasta permite que o empreendedor invista seu tempo, energia e recursos. Ou seja, no que realmente vale a pena. Isso contribui para manter a boa saúde do negócio.

Facilitar a tomada de decisões com a contabilidade

O registro atualizado das transações financeiras da empresa tem como resultado o amplo conhecimento de todos os números. Além disso, facilita a tomada de decisões mais rápidas e confiáveis pelos administradores.

Com uma contabilidade em dia fica mais fácil, por exemplo, saber se alterações administrativas estão produzindo o resultado esperado ou se novas mudanças precisam ser feitas.  Devemos reduzir preços de um determinado produto para aumentar vendas e diminuir os estoques? Devemos fechar uma filial para investir em outra? São perguntas importantes, e depois de tomada a decisão, é necessário acompanhar seus resultados, o que facilmente se pode fazer com uma contabilidade devidamente atualizada!

Com o acompanhamento da escrituração contábil é possível estabelecer indicadores e metas, decidir sobre novos investimentos, campanhas de marketing, contratação de funcionários, desenvolvimento de novos produtos e outras ações que possam impulsionar o negócio.

Evitar a aplicação de sanções pelo recolhimento incorreto de tributos

Um dos grandes benefícios de ser manter a contabilidade da empresa atualizada é evitar o não pagamento de algum tributo. O Fisco costuma aplicar pesadas sanções às empresas que não cumprem com suas obrigações tributárias, bem como, não recolhem seus impostos de forma correta.

Com um departamento contábil em dia, esse tipo de situação praticamente não ocorre, evitando que a empresa seja onerada com a aplicação de penalidades.

 

Fonte: Martello

Deixar um Comentário