A contabilidade na era digital

Mudanças causadas devido a era digital no cenário contábil

Os avanços tecnológicos têm impactado a vida das pessoas cada dia mais e em diversos setores, sendo eles, social, acadêmico, dentre outros. Assim, dia após dia, há uma dependência muito grande das pessoas em acessar as redes por ser um meio rápido e fácil de resolver algumas coisas.

Os profissionais das diferentes áreas foram obrigados a se inserir no meio digital e trazer seus serviços oferecidos disponíveis em meios digitais para acompanhar o avanço tecnológico e para desenvolver com eficácia seus trabalhos.

Acontece a mesma coisa com a contabilidade e não poderia ser diferente. Dia após dia, o contador que é o responsável por escrever os fatos que mudam o patrimônio, por interpretar informações e pelo diagnostico de avaliação operacional também tem de se adaptar às novas tecnologias e acompanhá-las devido esta nova realidade que é imposta a todos nós.

Com os novos recursos que foram implementados aos mais diferentes softwares que são usados para fazer o registro de informações, até aos mais minuciosos relatórios e todo o desenvolvimento contábil passa diariamente por mudanças significativas em seu cenário.

Hoje, o contador que trabalha de forma privada, seja ele autônomo ou não, se prepara previamente para trabalhar de forma harmoniosa com o novo mundo digital.

O fisco, designado o principal parceiro de cada profissional contábil, tem sido bastante usado com os recursos que são disponibilizados pela era digital. Os resultados são referentes à criação de departamentos institucionais que são implantados por nas grandes empresas e com o surgimento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a obrigação dos profissionais cresceu e vem crescendo de forma gradual e constante.

Vantagens da era digital para a contabilidade

Com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), os documentos que ficavam arquivados no arquivo morto, que eram procurados um por um, gaveta por gaveta, setor por setor, devido à especificidade da informação, com a implementação do sistema, agora este cenário foi modernizado, mudando, com isto, a maneira de como os livros contábeis eram registrados.

Não obstante, a presença física do fisco em empresas ocasionava, desde então, alguns alvoroços, mas isto ainda não era colocado em prática. Porém, hoje, diferente de algum tempo atrás, no âmbito feral, municipal ou estadual estão expostos nas operações desenvolvidas em geral.

A concessão do cenário de hoje, como dito nos parágrafos acima tem sido ocasionado por conta da efetividade dos recursos digitais no cotidiano de todos nós. Muitos não se adaptaram com as novas atualizações e abriram mão de colocar o cenário contábil neste contexto e assim, terceirizaram seus serviços por selecionar seus clientes ou então desistir desta profissão.

Independentemente do que muitas empresas fizeram ou qual decisão decidiu levar adiante, é necessário cada profissional entender do impacto da era digital no cenário contábil.

As melhorias foram muitas, levando em consideração a facilidade e a rapidez que o contador leva para buscar seus arquivos, pois, com os arquivos salvos em aparelhos eletrônicos, basta ele digitar sua palavra chave no campo de busca e assim, terá o que deseja de forma rápida.

Devemos levar em consideração também, a questão ecológica, que com a implementação do uso de recursos tecnológicos, houve uma significativa eliminação nos custos de papéis e assim, as informações são mais uniformes de acordo com as entidades federais.

Juntamente com estas vantagens mencionadas, é importante destacar também que a digitalização em teclados computacionais traz melhoria na qualidade de dados e há a possibilidade de eles cruzarem com os dados fiscais e os dados contábeis.

Por fim, ressaltamos que o SPED trata-se de uma padronização de documentos e arquivos digitais nos sistemas empresarias e pode ser compreendido como sendo um software que a Receita Federal disponibilizará para todas as empresas com o intuito de que elas possam manter e enviar estes órgãos de informações de naturezas fiscais e contábeis a partir da escrituração digital.

Se você quer um auxílio contábil especializado, oferecemos a nossa ajuda. A ArtSeven Contabilidade terá grande prazer em avaliar os seus projetos e orientá-lo nesses processos.

Gostou de nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais noticiais do mundo contábil.

Deixar um Comentário