Contabilidade para autônomo: saiba como melhorar seu controle financeiro

Saldo do fluxo de caixa, capital de giro, orçamentos, saúde financeira. Todos esses fatores estão entre os pilares do funcionamento de um negócio. E são fundamentais para que ele sobreviva sem baixas e possa expandir. E o controle financeiro da empresa é o que os mantêm.

Ou seja: saldos positivos, projeções, capital adequado —, de acordo com o necessário para o sucesso do empreendimento.

De acordo com dados do IBGE, no último ano houve um aumento de 1,3 % de profissionais autônomos no país. Isso representa mais de 22 milhões de pessoas. E se você faz parte desse grupo ou quer se juntar ao time, temos uma recomendação importante: manter o controle financeiro requer mais do que anotar os ganhos e gastos.

E por que devo me importar com o controle financeiro?

O controle das finanças compreende as ações necessárias para avaliar despesas, receitas e demais movimentações e para aperfeiçoar continuamente a gestão financeira. Além disso, ela visa reduzir gastos, para que a receita signifique mais lucro, e aplicar bem o dinheiro da empresa nos gastos rotineiros e no investimento para expansão.

E como um profissional autônomo, é preciso ter a documentação em dia, estar quite com o Fisco e fazer um bom fluxo de caixa. Para regularizar a sua situação, o profissional autônomo precisa fazer o Cadastro de Contribuintes Mobiliários, o CCM, na prefeitura da cidade. Depois, é necessário fazer o cadastro de Contribuinte Individual no site da Receita Federal.

Outra alternativa um pouco menos burocrática e que também formaliza o autônomo é se tornar MEI – microempreendedor individual. Se você escolher esse caminho, só precisa preencher o cadastro no Portal do Empreendedor com os seus dados e atividade.

Não consegue fazer isso sozinho? A gente te ajuda!

Apesar de parecer simples, o controle financeiro para um autônomo pode ser uma tarefa difícil e que requer um pouco mais de atenção. Por isso, se está precisando de ajuda nesta área, nós da Art Seven Contabilidade te ajudamos durante todo o processo. Entre em contato conosco para mais informações.

Deixar um Comentário