Quais os desafios encontrados ao abrir uma Pequena Empresa?

Teve uma boa ideia e resolveu abrir um negócio? Empreender é o sonho de muita gente. E apesar de, no início, tratar-se de uma pequena empresa, isso não significa que os desafios serão poucos. Pelo contrário, logo nos primeiros meses esbarramos em situações onde é necessário muita sabedoria. Confira alguns dos primeiros problemas que você, pequeno empreendedor, pode encontrar.

Falta de Planejamento

Muitas vezes a empolgação do empreendedor de primeira viagem faz que o planejamento seja esquecido. Não caia nesse erro! Planejar é um passo essencial para qualquer negócio! É necessário definir um objetivo, um público alvo, uma estratégia… E lembre-se, empresas iniciantes, na maioria das vezes, contam com uma equipe pequena. Ou seja, o empreendedor pode ser o responsável por tarefas de diferentes áreas. Por isso é necessário planejar para que os objetivos sejam atingidos com maior assertividade.

Nem todos estão na mesma energia

É muito comum que empresas iniciantes contem com sociedades em família. Muitas vezes os filhos ou outros parentes formam a equipe inicial. É necessário se atentar se aquelas pessoas estão com a mesmo energia e motivação que o empreendedor. Afinal, muitos só estão ali para cumprir uma obrigação com os pais, e isso pode refletir negativamente no desenvolvimento da empresa. Por isso, é tão importante certificar-se de que a equipe, seja pequena ou grande, está na mesma energia.

Gestão financeira para Pequena Empresa

Sabia que o Brasil é o país onde o processo de abrir uma empresa é mais demorado? São mais de 50 dias! E a burocracia não para por aí. É necessário saber sobre os tributos a serem pagos, prazos, alvarás, taxas, certidões… Para um empreendedor novato, tudo isso pode ser novidade.  A gestão financeira  é uns dos pilares para o crescimento de uma empresa. Por isso o ideal é contar com o auxílio de uma equipe de contabilidade. Dessa forma você terá auxílio com a documentação necessária para evitar maiores problemas com a sua empresa.

Agora que você já conhece quais as dificuldades pode enfrentar ao abrir uma pequena empresa, conte com a Art Seven Contabilidade para tornar todo o processo de abertura e gerenciamento financeiro da sua empresa mais rápido e simples.

Deixar um Comentário