Independentemente de qual é o seu tipo de negócio, área de atuação e mercado, sempre é possível topar com a inadimplência. Por isso, veja três principais dicas para você diminuir o risco de inadimplência da sua empresa.
Não venda sem Nota Fiscal
Além do fato de ser contra a lei, efetuar vendas sem a emissão das notas fiscais traz uma grande complicação. Ou seja, a impossibilidade de cobrança jurídica.
Assim, quem costuma praticar esse tipo de venda irregular fica sem nenhum amparo legal na hora de exigir judicialmente que seu prejuízo seja ressarcido. O valor dos impostos que você deixa de pagar vendendo sem nota não compensa o risco de ficar de mãos abanando!
Faça contato frequente com os inadimplentes
Quando alguém está te devendo, a primeira providência a ser tomada é manter-se próximo, de maneira que o devedor não se esqueça de que está em falta com suas obrigações.
Um erro que muita gente comete na hora de realizar cobranças é usar de ameaças e tratamentos agressivos. Pouco eficaz, essa postura só serve para trazer animosidade para a relação e um maior afastamento por parte do devedor.
Esteja presente, lembrando aquela pessoa ou empresa, de maneira cordial, o valor em aberto e os prazos para pagamento, mas não dê motivos para que o outro lado fuja da sua vista.
Seja rápido e fuja da inadimplência
À medida que o tempo passa e a dívida aumenta, fica cada vez mais difícil conseguir receber. Por isso, é necessário que você seja rápido ao perceber que alguém está ficando inadimplente com você.
Mantenha bons controles dos seus recebíveis, faça contato e corte logo o envio de novos produtos ou prestação de serviços a quem está no vermelho. Essa atitude rápida impedirá que o seu prejuízo aumente.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais algumas dicas? Não se preocupe: nós da Art Seven Contabilidade podemos te ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!