Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa?

Abrir uma empresa exige uma boa ideia, capital, planejamento e documentação. Ter todos os documentos em mãos é fundamental para garantir que as etapas do processo sejam seguidas sem atrasos no cronograma e sem prejudicar o planejamento do negócio. Para facilitar esse processo, reunimos nesse post uma lista de documentos que você precisa ter à mão na hora de enfrentar o desafio de começar o seu negócio.

Vale lembrar que essa lista pode variar de acordo com o estado e com o tipo de empresa que você vai abrir.

Documentos necessários para registro na Junta Comercial

Esse registro é como uma certidão de nascimento para pessoas jurídicas. É de extrema importância para a formalização da sua empresa. Para obtê-lo basta se dirigir à respectiva Junta. Para empresas na categoria MEI é possível obter uma versão temporária do documento no próprio Portal do Empreendedor.

Na Junta Comercial é necessário apresentar uma série de documentos para obter o registro. São eles:

– Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
– Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto, em três vias (quatro vias, no caso de empresário);
– Cópia autenticada do documento de identidade do titular ou dos administradores;
– FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
– Pagamento de taxas por meio de Guia de Recolhimento (JC) e DARF(CNE).
CNPJ

Após o registro na Junta Comercial, o empreendedor terá em mãos o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).  E é com ele que deverá dar entrada no CNPJ no site da Receita Federal. Microempreendedores devem emitir o CNPJ automaticamente ao registrar-se no Portal do Empreendedor.

Parece difícil abrir uma empresa?

Os próximos passos são Inscrição Estadual, Alvará de Funcionamento, Inscrição Estadual, Cadastro na Previdência Social e questões fiscais junto à Prefeitura do município. Todo o processo parece muito burocrático, certo? Para garantir que tudo corra como planejado, conte com a ajuda de um escritório de contabilidade de confiança. A Art Seven Contabilidade possui uma equipe qualificada para transformar o seus planos em uma empresa de verdade.

Deixar um Comentário