Pró-labore: o que você precisa saber sobre?

Quem está pensando em empreender agora já pode ter esbarrado no termo. Será que pró-labore é o mesmo que salário? Quem deve receber? De onde deve sair o dinheiro? Neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o termo!

O que é pró-labore?

Vindo do latim, pró-labore significa “pelo trabalho”, é a remuneração de um administrador pelo seu trabalho na empresa. Essa remuneração é opcional e diferente da distribuição de lucros e é a pago ao administrador, que pode ser uma pessoa entre os sócios ou todos eles.

Muito diferente do salário, o pró-labore não possui regras sobre férias, décimo terceiro, Fundo de Garantia e etc. Aqui os benefícios trabalhistas são opcionais e acordados com os administradores da empresa . Pode-se estabelecer que o administrador tenha direito a férias, mas não a décimo terceiro salário .

Como vou determinar o valor a ser recebido?

A melhor forma de encontrar o valor do pró-labore é calcular qual salário seria pago a um funcionário que desempenharia todas as funções que o administrador exerce?  Essa é a base de valor a ser pago .

Preciso pagar impostos sobre o pró-labore?

Apensar de ser bem diferente do salário, sobre o pró-labore também incidem impostos específicos. Estes variam de acordo com o regime tributário da empresa e podem ser muito altos. No geral retém-se 11% de INSS, mas o valor pode variar por alguns fatores.

Se você está abrindo ou expandindo a sua empresa e essas informações parecem muito confusas para você, pode ser uma boa opção contratar um escritório de contabilidade. Uma equipe especializada pode te ajudar a organizar essas e outras questões a respeito da sua empresa.

A Art Seven Contabilidade possui anos de história e dezenas de clientes. Nós podemos ser o empurrão que a sua empresa precisa para ir mais longe.

Deixar um Comentário