consultoria@artsevencontabilidade.com.br

Os erros mais comuns cometidos pela falta da contabilidade

Os erros mais comuns cometidos pela falta da contabilidade
Os erros mais comuns cometidos PELA FALTA DA CONTABILIDADE

São muitas as obrigações determinadas por lei que precisam ser realizadas pelas empresas. Dessa forma, alguns erros causados pela falta da contabilidade precisam ser mencionados para que não sejam mais cometidos por grandes empresas de modo que isso as prejudique.

Evitar tais erros contábeis pode fazer com que a empresa não se prejudique com o que diz respeito ao crescimento de sua companhia e não ter um impacto no fluxo do caixa, atraindo novas multas e outras penalidades, além de prejudicar a imagem do negócio diante do mercado.

Para isso, é importante eliminar tais erros com estratégias simples empresariais e com algumas alterações no gerenciamento e rotina para que os fatores mencionados acima não ocorram.

Lançamentos e conciliações

Acumular lançamentos e conciliações é um erro muito grande. Quando não se atualiza ambos, pode resultar em problemas no desenvolvimento da empresa. É possível tomar decisões erradas com facilidade considerando que os relatórios não demonstram o status real da empresa.

Sendo assim, é necessário fazer cronograma, manter a rotina de lançamentos de forma eficaz e encaminhar para os funcionários da empresa para que assim, se evite que as atualizações não sejam feitas.

Agenda Tributária

Deixar de criar uma agenda tributária é um erro cometido que pode acarretar em grandes confusões. Pode ser tanto em relação aos tributos quanto em termos trabalhistas e fiscais.

Além disso, se esquecer das datas de recolher impostos ou envio de declarações podem resultar em problemas desnecessários perante o Ministério do Trabalho.

Dessa forma, é importante ter uma agenda e evitar que problemas de esquecimento atinjam o negócio de forma negativa.

Cálculos

Errar os cálculos é um erro contábil que pode acontecer pela falta de contabilidade. Por isso, é necessário atualizar os livros de forma cuidadosa e com paciência. É importante fazer a revisão dos valores que foram lançados para que, mais tarde, não apareçam outros tipos de problemas.

Documentos Fiscais

É comum que com a falta de contabilidade os documentos permaneçam desorganizados. Isso causa para a empresa um trabalho desnecessário. Inevitavelmente será preciso, posteriormente, comprovar tais documentações para órgãos de fiscalização.

O ideal, nesse caso, é que os documentos fiquem guardados durante pelo menos cinco anos. Assim podem ser utilizados como provas e validação de números diante dos demonstrativos financeiros.

Gastos pessoais e despesas da empresa

Com a falta de contabilidade, misturar os valores de gastos pessoais com as despesas da empresa se torna um erro comum e com o acúmulo das atividades, a separação desses valores não são feitas.

Por isso, esse tipo de erro pode levar a empresa a falir, se pensarmos que o empreendedor perde o controle de suas contas pessoas e as empresarias, impossibilitando, assim as projeções futuras.

Princípios contábeis

Quando há falta de contabilidade, consequentemente, os princípios contábeis não são considerados e são eles que farão com que a empresa execute de forma correta todos os procedimentos gerenciais, por isso, se faz muito necessário um profissional competente e que trabalhe seriamente na área para cumprir tais princípios e evitar que problemas mais sérios alcancem a empresa.

Além dos mencionados, a falta de contabilidade pode acarretar também em erros de emissão de notas fiscais, profissionais incapacitados para os cargos da empresa, dentre outros fatores que importunam o empreendedor caso ele não conte com uma contabilidade séria e responsável.

Veja o que podemos fazer por sua empresa tanto no departamento fiscal quanto no departamento contábil.