consultoria@artsevencontabilidade.com.br

Precisa enxugar o orçamento de sua empresa? Veja o que você deve considerar

Precisa enxugar o orçamento de sua empresa? Veja o que você deve considerar

Precisa enxugar o orçamento de sua empresa? Veja o que você deve considerar

A lógica é simples: quanto menor o seu custo, maior a sua lucratividade. Por isso, um dos maiores desafios de todas as empresas, é reduzir o seu orçamento ao mínimo possível e, consequentemente, aumentar as suas margens de lucro, certo?

Pois é. Mas, antes de sair por aí fazendo cortes, é preciso que você compreenda qual é a importância de cada setor e o porquê está destinando parte de seu orçamento para subsidiá-lo. Senão, a lógica simples pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

Retirar financiamento da área errada, pode resultar em perda de qualidade. Portanto, o resultado pode se tornar catastrófico, com queda de vendas e perda de clientes. Veja quais as considerações que você deve fazer, quando decidir enxugar o orçamento de sua empresa.

 

Entenda o que é gasto e o que é investimento

A primeira análise que você deve fazer, é sobre os tais “custos” que deseja eliminar. Muitas vezes, o que consideramos um gasto é, na verdade, um investimento. Avalie se a destinação do seu orçamento está te trazendo retornos positivos. Se tiver, é um investimento e não um gasto extra.

Quando você dedica uma parte de sua lucratividade para otimizar processos, você terá um retorno favorável. Primariamente, pode parecer um tanto absurdo despender grandes quantias de dinheiro para modificar seu modo de produção ou o ambiente organizacional. Entretanto, quais são os cenários futuros que essas mudanças te propõem?

Mais produtividade? Menos custo por peça fabricada? Funcionários mais engajados e com crescimento de suas habilidades? Veja só: essa diferença entre gasto e investimento precisa ser considerada. Senão, você pode eliminar as chances de sua empresa se tornar mais rentável, apenas por não fazer o investimento certo e na hora certa.

 

Corte de pessoal: até que ponto é vantajoso?

Se você está achando que o corpo de funcionários está grande demais e pensa sobre uma possível redução de pessoal, tire um momento para analisar friamente essa situação. Por mais que você, em um primeiro momento, acredite que pode ter mais funcionários que o necessário, muitas vezes cada um deles possui uma função específica.

Por isso, reduzir o número de colaboradores pode te trazer a necessidade de contratar outros, caso não pense bem no assunto. E esses novos precisarão de treinamento e acompanhamento, até se tornarem hábeis no processo produtivo. Isso tudo sem contar os gastos enormes com rescisões contratuais.

 

Conte com a ajuda do setor contábil

Ninguém conhece mais o financeiro de sua empresa, do que o seu contador. Então, se está precisando melhorar o seu orçamento, tire um tempo para conversar com o responsável pela contabilidade de seu empreendimento. Muitas vezes uma simples alteração de tributação pode te trazer o fôlego necessário para oxigenar suas produções.

Além disso, ele poderá te auxiliar nos contratos com fornecedores, garantindo uma margem maior de lucratividade. A especialização do contador é de grande ajuda quanto estamos avaliando o orçamento de nossa empresa. Isso porque, é de sua competência saber quais são os reais ganhos e custos.

Se você quer um auxílio contábil especializado, oferecemos a nossa ajuda. A ArtSeven Contabilidade terá grande prazer em avaliar os seus projetos e orientá-lo nesses processos.

Gostou de nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais noticiais do mundo contábil.

1
Fale conosco!
Powered by