Quais os tipos de planejamento tributário e como colocar em prática?

Existem três tipos de planejamento tributário: operacional, estratégico e tático. Para saber quando adotar como estratégia cada um deles e executar com eficiência, é necessário conhecer profundamente todos os setores da empresa. Veja quais são estes tipos.

Planejamento Tributário Operacional

É aquele que utiliza procedimentos prescritos por lei dentro de um negócio, visando o cumprimento das obrigações fiscais. Esse modelo de desenvolvimento atende às normas vigentes, incluindo tarefas, como a correta escrituração e o pagamento dos tributos dentro do prazo nas rotinas de trabalho. A redução dos tributos se gera através da antecipação de seu pagamento.

Planejamento Tributário Estratégico

No planejamento estratégico são definidos os propósitos pensando nos benefícios a longo prazo para a empresa. Tem por objetivo a projeção do futuro do negócio, e contribui para a definição da visão, missão, e valores da organização.

Com ele é decidido o tipo de regime tributário que será mais adequado para o enquadramento da empresa. Para isso é necessário que se avalie algumas questões como a localização, estrutura de capital, o ramo do negócio.

Planejamento Tributário Tático

A diferença do planejamento tributário tático é que é voltado diretamente para as áreas e departamentos da empresa. Ou seja, o planejamento estratégico elabora as decisões e projeções para a empresa como um todo, e o tático traduzem esses planos e os concretizam em cada setor. Assim, cada departamento procura lançar objetivos de modo que garantam o alcance das metas propostas pelo planejamento estratégico.

E como colocar o planejamento tributário em prática?

Você deve contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade e um responsável contábil. Com ele, você terá projeções para avaliar em qual categoria seu negócio se encaixa. Além disso, você também saberá quais são os impostos que incidem sobre o seu negócio.

Para te auxiliar nesta empreitada, você pode contar com o trabalho da equipe de profissionais da Art Seven Contabilidade. Precisa de mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo!

Fonte: Conube

Deixar um Comentário