Qual a importância do Planejamento Tributário?

O planejamento tributário tem atraído cada vez mais o interesse das empresas. Isso porque a elevada carga tributária extingue a produção e o consumo de bens e serviços. Uma boa dinâmica fiscal de uma empresa pode ser alcançada com o Planejamento tributário. Esse é capaz de impactar na lucratividade e rentabilidade da empresa, isso por conta da possível redução de impostos.

O que é Planejamento Tributário?

O planejamento tributário é a gestão de pagamentos de tributos de determinada empresa. É também o estudo para que haja uma redução legal da carga tributária. O planejamento é tão importante para uma empresa quando serviços tecnológicos, logísticos ou até mesmo a capacitação dos funcionários.

Podemos dividir o planejamento tributário em duas categorias:

  • Operacional: consiste nos procedimentos estabelecidos para que a sua empresa cumpra com todos os tributos. O pagamento de impostos dentro dos prazos precisa fazer parte da sua rotina de trabalho. O ideal, é que seja alinhada com a equipe contábil;
  • Estratégico: aqui acontece o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente. É uma forma de minimizar os custos fiscais respeitando a lei integralmente. Isso acontece através da procura por negócios jurídicos com pouca ou nenhuma tributação. Portanto, essa é uma prática lícita e de direito do contribuinte. Com taxas mais baixas, valor da empresa maximiza. Garantindo assim uma maior competitividade e a sobrevivência do negócio.

Para avaliar e reduzir a carga tributária para pela sua empresa, existem tem possibilidades. São elas:

  • Evitar a incidência do imposto: é quando o empreendedor adota procedimentos para evitar o gerador do tributo. Como por exemplo aproveitar uma regra de isenção de importo ou abrir mão do pró-labore.;
  • Retardar o pagamento: essa tática é ideal para quando você está com pouco capital. É possível postergar o pagamento dos tributos, sem a incidência de multa;
  • Reduzir valores totais: após analisar individualmente cada imposto, o contador desenvolve uma estratégia para reduzir as taxas.

Quando desenvolvido por um escritório de contabilidade de confiança, o planejamento tributário pode trazer grandes resultados para o lucro da empresa. Na hora de escolher o seu contador, certifique-se de que de tirar todas as suas dúvidas. A Art Seven Contabilidade está há anos no mercado, auxiliando, planejando e ajudando diversas empresas a crescerem.

Deixar um Comentário