Regime de Tributação: O que eu preciso saber sobre?

Regime de tributação pode confundir bastante os empreendedores, principalmente os mais novatos. Seja qual for o porte e o segmento de uma empresa, é necessária que conheça qual modalidade de tributação ela está inserida. O problema é que o regime de tributação é um campo muito complexo e cheio de regras, por isso é comum que o empreendedor se sinta confuso.

O que é regime de tributação?

A contabilidade tributária é responsável pela administração de tributos de uma empresa. Trata-se de um conjunto de ações e procedimentos tomados pelo profissional de contabilidade que visam apurar e conciliar a geração de tributos. Dessa forma é possível saber quanto a empresa precisa desembolsar para o pagamento de impostos. O regime de tributação é responsável pela manutenção e viabilidade do negócio, afinal, qualquer erro cometido nesse momento pode custar muito caro para a empresa.

 

Atualmente no Brasil existem três regimes de tributação:

  • Lucro Real: a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período da apuração. Para isso a empresa precisa ter informações sobre o lucro atingido para o cálculo do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido). Dessa forma os encargos variam de acordo com o valor apurado. Se a empresa teve prejuízos no ano, a empresa fica isenta de impostos.
  • Lucro Presumido: aqui a apuração do Imposto de Renda e da CSLL tem uma base de cálculo fixada pela legislação. É uma forma de tributação para pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas à apuração do lucro real;
  • Simples Nacional: trata-se de um regime compartilhado de arrecadação e fiscalização de tributos. Aplicável às Microempresas e de pequeno porte. As empresas optantes por esse regime deve auferir receita bruta inferior ou igual a R$360 mil reais no ano. Os impostos são pagos em uma única taxa.

 

Por ser um assunto bastante complexo, recomenda-se sempre o auxílio de um profissional de contabilidade. Dessa forma você vai garantir um trabalho eficaz e sem preocupações. Por isso, entre em contato com a Art Seven Contabilidade.

Deixar um Comentário