Vantagens de manter a sua contabilidade em dia

A contabilidade é fundamental para todos que possuem médias, pequenas ou grandes empresas. Faz parte desde o processo admissional de um colaborador, a manter toda documentação, as finanças e os tributos legais em dia.

Isso tudo, sem contar que a contabilidade é um procedimento obrigatório para as instituições.  Mantém o planejamento e a organização. Com isso, fica difícil imaginar uma empresa sem variáveis. A contabilidade impõe a marca um diferencial competitivo, estabelece padrões de organização e planejamento, com o uso de softwares para a gestão contábil até adesão de estratégias

Deste modo os aspectos financeiros, contábeis e tributários não devem ser negligenciados. Pois, a partir destas informações os empresários tem discernimento para agir e tomar decisões futuras, de investimento ou diagnosticar o rumo que os negócios poderão ter.

Consequentemente, a contabilidade é fundamental para qualquer instituição, com vantagens reais para qualquer empresa.

 

Vantagens da contabilidade

 

Empresa dentro da Lei

O Novo Código Civil Brasileiro requer a prestação de contas por parte dos administradores, conforme salienta o Artigo 1020.

Art. 1.020 – Os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o inventário anualmente, bem como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Além do mais, em situação de requerimento judicial, é necessário apresentar os livros contábeis estritamente em dia, do acordo com o artigo 7 da Lei 11.101/2015.

Art. 7 – A verificação dos créditos será realizada pelo administrador judicial, com base nos livros contábeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores, podendo contar com o auxílio de profissionais ou empresas especializadas.

 

Comprovações aos sócios

A contabilidade em dia fornece benefícios aos empresários, com apuração de lucros para a distribuição a eles sem tributos. Para assim, reduzir custos desnecessários ou derivado de atrasos.

Logo, a correta a aplicação das regras contábeis define aos sócios a real situação patrimonial da empresa, sendo ela positiva ou negativa. Enquanto, adquiri facilidade em alguns aspectos como a possível saída de sócios ou a venda de cotas de participação sem que haja maiores entraves burocráticos.

 

Controle financeiro

A contabilidade significa ter o maior controle financeiro sobre a organização. Ela torna possível municiar valores para despesas futuras, como por exemplo o pagamento do 13° salário ou ainda separar parte do capital para investimentos, sem que isso comprometa o fluxo de caixa, sendo somente possível quando o fluxo de caixa está em dia.

 

Segurança jurídica para a companhia

Alguns fatos são derivados da perícia contável, pois podem ser facilmente comprovados em juízo. Algumas vezes, colaboradores mal-intencionados aproveitam-se de falhas no planejamento contábil para confrontar informações que são difíceis de serem comprovadas posteriormente. O mesmo é valido para contestações trabalhistas. São inúmeras empresas que deixam de lado essas obrigações, por deduzirem que os funcionários não irão correr atrás dos seus direitos.

 

Cultura de resultados

Manter a contabilidade em dia é ter bons resultados no futuro, para isso deve-se criar este hábito. A questão fundamental é ter boas práticas, não basta apenas implantar políticas de qualidade e participação dos colaboradores, a empresa precisa cumprir com as suas obrigações com a lei e os mesmos.

 

Gostou de nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais noticiais do mundo contábil.

Qual a importância do planejamento tributário?

Hora extra vs banco de horas

Deixar um Comentário