Como calcular o valor de venda de uma empresa?

É muito comum que empresas cresçam, se desenvolvam e em um determinado momento você queira empreender em outra área ou se aposentar. Nesse momento, é muito importante que você saiba exatamente como calcular o valor do seu negócio. Mas e se você não quiser vender a totalidade da empresa? Quanto o novo sócio deverá pagar? Nesse artigo te explicamos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que dificilmente você conseguirá calcular esses valores sozinho. O ideal é sempre contar com a ajuda de um contador. Assim você garante que o seu negócio será vendido por um valor justo. Também não há como calcular o valor de venda com exatidão, pois nunca haverá um número oficial ou definitivo.

O cálculo é bastante complexo, por isso é possível que você e o comprador cheguem a valores diferentes. Isso significa que nem sempre a sua empresa vale o quanto você pensa, pois nem sempre esse valor está condizente com o mercado.

Como calcular o valor de venda de uma empresa?

Muitos fatores estão envolvidos nessa conta, como fluxo de caixa, risco envolvido, carteira de clientes e mercado. Vale lembrar que não é só somar os ativos. Esse seria o valor patrimonial da empresa. Um cálculo interessante para quem quer vender um negócio com muitas dívidas.

O correto é fazer o cálculo baseado no quanto a empresa pode render no futuro. Para isso pode-se usar o método de cálculo de fluxo de caixa descontado. Trata-se da projeção do fluxo de caixa normal, e uma taxa de desconto.   Com essa taxa podemos reduzir a taxa de risco, depreciação, custo de oportunidade, entre outros.

O valor total também pode ser influenciado por fatores internos e externos. São eles, carteira de clientes, boas perspectivas para o mercado, qualidade da gestão e metéria-prima.   Ainda é necessário levar em consideração o valor da marca e a presença dela no mercado.

Todas essas informações podem parecer confusas para quem não tem muito conhecimento em finanças. Por isso a melhor opção é entrar em contato com um escritório de contabilidade da sua confiança. Lembre-se a Art Seven Contabilidade tem anos de experiência na área, trabalhando sempre para que a sua empresa possa ir mais longe.

Deixar um Comentário